Advogado Usucapião em Curitiba: Entenda seus Direitos

Advogado usucapião em Curitiba - especialista em regularização de imóveis e direitos de propriedade

Advogado Usucapião em Curitiba Morar em um imóvel por muitos anos e não ter a documentação regularizada é a realidade de muitas famílias em Curitiba, refletindo a necessidade de segurança jurídica na aquisição de propriedade.


Essa situação traz uma sensação constante de insegurança: medo de alguém aparecer e reivindicar a propriedade, receio de perder o lar de uma vida inteira e ansiedade por viver sem a certeza de que aquele bem é realmente seu de direito.

A moradia é a segurança do futuro, é a segurança na velhice.

É justamente nesse cenário que o advogado especializado em usucapião pode fazer a diferença. usucapião se apresenta como uma solução legal para transformar anos de posse em propriedade definitiva. Mais do que um processo jurídico, o usucapião representa tranquilidade e estabilidade para quem já construiu sua história em um imóvel, mas ainda convive com a incerteza da irregularidade

O escritório Martins & Thomé Pacheco, com mais de 10 anos de experiência em direito patrimonial, já ajudou inúmeros clientes a conquistarem a segurança jurídica de seus imóveis ★★★★★

Ao longo deste artigo, você vai entender o que é usucapião, como funciona o processo em Curitiba e por que contar com um advogado especializado faz toda a diferença para garantir o imóvel que já faz parte da sua vida.

O que é Usucapião?

O que é usucapião - explicação sobre o processo de aquisição de propriedade por posse prolongada

O termo pode parecer complicado à primeira vista, mas a usucapião é apenas uma forma antiga de regularizar juridicamente um imóvel que já está sob a posse mansa e pacífica de alguém há muitos anos.

Em Curitiba, isso é muito comum nos bairros da Cidade Industrial de Curitiba-CIC, Sítio Cercado, Cajuru, Boqueirão, Bairro Alto, Alto Boqueirão, Boqueirão, Xaxim, Uberaba, Água Verde, Novo Mundo, Portão, Capão Raso, Pinheirinho e Tatuquara, aonde muitas famílias construíram suas casas em terrenos de loteamento iniciado, mas inacabado ou compraram imóveis de forma informal, vivendo por décadas com a incerteza sobre a propriedade.

É impressionante que ainda hajam em Curitiba prédios inteiros de apartamentos ou lojas comerciais no Centro, no Água Verde, no Novo Mundo, no Portão, no Bigorrilho, no Mercês e no Capão Raso, que ficaram com seus documentos irregulares, por algum problema antigo de ordem construtiva, falência da construtora ou questão do gênero.

Nessas hipóteses a regularização por Usucapião é a via ideal.

Definição de Usucapião

O usucapião é um mecanismo legal previsto no Código Civil que permite ao possuidor de um bem — seja urbano ou rural, casa, apartamento, loja comercial — tornar-se o legítimo proprietário após cumprir determinados requisitos de tempo e posse.


Na prática, significa transformar a situação de fato (morar ou ter o poder sobre o imóvel) em uma situação de direito (ser dono reconhecido pela lei, conforme o artigo 1.240 do código civil brasileiro).

Tipos de Usucapião

No Brasil, e em Curitiba não é diferente, existem diversas modalidades de usucapião, cada uma adequada a um contexto específico, e todas devem observar alguns requisitos, como o poder de fato (uso ou administração) de bem imóvel por um determinado período. O que se chama

Quanto ao procedimento, pode-se classificar em:

➞ Usucapião Judicial → conduzido perante o juiz, indicado quando há conflitos ou divergências ou quando a prova precisa ser chancelada judicialmente;

➞ Usucapião Extrajudicial → feito em cartório. Normalmente de forma mais rápida, quando há consenso e farta documentação documentação sobre a origem da posse.

Quanto a natureza da posse, do título ou do bem, é comum a seguinte classificação:

➞ Usucapião Extraordinária (Habitacional ou de Obras e Serviços) → Para quem não possui documentos de origem da posse, mas reside nele reside, construiu ou planta há mais de 10 anos;

➞ Usucapião Especial Urbana → Para quem possui imóveis (casas, apartamentos) de até 250m metros quadrados

➞ Usucapião Especial Rural → Para quem possui imóvel rural de até 50 hectares;

➞ Usucapião Coletiva → Para grupo de pessoas que ocupam determinada área, com lotes delimitados ou não há mais de 5 anos;

➞ Usucapião Ordinário, que pode ser facilitado com a assessoria de um advogado. → Para quem possui o imóvel por 10 com justo título ou por 5 anos em caso de registro cancelado posteriormente.

➞ Usucapião Familiar → Para casos de abandono de lar por período superior a 2 anos. Neste caso, o cônjuge que ficou residindo, pode requerer a usucapião da casa ou do apartamento.

Cada modalidade possui requisitos específicos de tempo, área e condições, o que torna essencial a análise de um advogado especializado.

Importância do Direito Civil

O usucapião está inserido no Direito Civil, ramo que organiza as relações de propriedade, contratos e família. Ele cumpre uma função social relevante: garantir que imóveis ocupados de forma pacífica e contínua possam ser regularizados diretamente no cartório de registro, evitando que famílias vivam eternamente na irregularidade.

Em Curitiba, onde o custo da moradia é elevado e muitas áreas foram ocupadas informalmente nas últimas décadas, o usucapião se mostra não apenas como um direito, mas como um caminho para dar dignidade, segurança patrimonial e tranquilidade jurídica às famílias.

Usucapião em Curitiba

Usucapião em Curitiba - processo de aquisição de propriedade por posse prolongada com orientação jurídica


Em Curitiba, a busca pela regularização de imóveis por meio do usucapião tem se tornado cada vez mais comum, principalmente em bairros com histórico de ocupações antigas e crescimento acelerado. Como dito anteriormente, tais situações são muito frequentes nos bairros CIC-Cidade Industrial de Curitiba, Sítio Cercado, Cajuru, Boqueirão, Bairro Alto, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba, Água Verde, Novo Mundo, Portão, Capão Raso, Pinheirinho e Tatuquara, aonde muitas famílias construíram suas casas em terrenos de loteamento iniciado, mas inacabado ou compraram imóveis de forma informal, por contrato particular e estão há décadas vivendo com a incerteza sobre a propriedade.

Apesar de a cidade ser referência em planejamento urbano, até mesmo nos bairros centrais muitas famílias ainda vivem em casas ou apartamentos sem registro formal, o que gera insegurança e dificulta a valorização do patrimônio.

A ausência de registro imobiliário ainda é uma realidade frequente, tanto em regiões centrais mais antigas — onde imóveis foram passados informalmente entre gerações — quanto em áreas periféricas em expansão, onde muitas famílias adquiriram terrenos apenas com contratos de gaveta. Regularizar o imóvel por meio do usucapião garante segurança jurídica, valoriza imóvel porque facilita financiamentos e permite a plena transferência da propriedade

Aspectos Legais em Curitiba

O usucapião em Curitiba segue a legislação nacional (Código Civil e Código de Processo Civil), mas conta com procedimentos locais específicos que exigem atenção, especialmente em relação a cadastros imobiliários, mapas e memoriais descritivos.

Os Cartórios de Registro de Imóveis da capital também tem sido bem exigentes com as formalidades, adotam posicionamento  bem rigorosas em relação aos documentos, plantas e assinaturas. Por isso, a elaboração da documentação deve ser acompanhada por um advogado especialista desde o início.

Usucapião Judicial e Extrajudicial

Em Curitiba, existem duas vias principais para obter a propriedade:
Usucapião Judicial: ocorre no fórum, quando há conflitos entre possuidores, herdeiros, vizinhos ou terceiros, ou quando há ausência de documentos completos e se torna necessário fazer a chancela da prova perante o juiz. Este procedimento é o preferido, porque garante a decisão judicial definitiva.

Usucapião Extrajudicial: realizado em cartório, mediante a elaboração da ata notarial e posterior registro no Cartório de Registro de Imóveis. Vem sendo cada vez mais utilizado na cidade de Curitiba para a regularização de bens imóveis quando há provas cabais sobre a origem da posse, garantindo a boa-fé na transação. Desde que não haja oposição e os documentos estejam corretos, o procedimento pode ser concluído em poucos meses, dando mais agilidade à regularização.

↳ 💬 Muito embora a Usucapião Extrajudicial seja permitida, em Curitiba  a regra tem sido a Usucapião Judicial, o que não significa que o exercício do direito é mais difícil ou o êxito é menor, muito ao contrário. É o Juiz que pode fazer audiência para suprir as lacunas que o Cartório Tabelionato ou o Cartório Registrador de imóveis não pode suprir.

Imóveis e Usucapião

Casos de imóveis irregulares são mais comuns do que se imagina em Curitiba, onde a assessoria de advogados associados é essencial. Alguns exemplos frequentes de serviços jurídicos relacionados a bens imóveis

Bairros em constante expansão como CIC-Cidade Industrial de Curitiba, Sítio Cercado, Cajuru, Boqueirão, Bairro Alto, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba, Água Verde, Novo Mundo, Portão, Capão Raso, Pinheirinho e Tatuquara, vê-se muitos imóveis irregulares pela origem ou mesmo pelas transmissões (compras e vendas ou heranças) não regularizadas.

Usucapião de Herança: Imóveis herdados também podem ser regularizados por Usucapião caso herdeiros permanece com posse exclusiva do imóvel por anos, enquanto a documentação nunca foi regularizada. Casas ou apartamentos adquiridos por contrato de gaveta: quando a compra foi feita por contrato particular e nunca foi realizada a escritura, menos seu registro.


Nesses contextos, o usucapião se torna não apenas uma opção jurídica, mas uma necessidade para garantir segurança no futuro ou na velhice, garantir valor de mercado com a possibilidade da venda por financiamento, direito de reivindicar serviços públicos, tranquilidade familiar, especialmente na cidade de Curitiba.

Contratando um Advogado para Usucapião em Curitiba ( especialistas em usucapião em curitiba) 

Contratando um advogado para usucapião em Curitiba com orientação especializada na regularização de imóveis


Iniciar um processo de usucapião sem orientação especializada pode gerar atrasos, custos desnecessários e até a rejeição do pedido por falta de experiência com detalhes dos documentos.

Por isso, contar com um advogado especialista em usucapião em Curitiba é essencial para transformar anos de posse em propriedade definitiva com segurança jurídica.

Vantagens de um Advogado Especialista

Um profissional que atua diariamente com usucapião conhece não apenas a lei, mas também as exigências específicas dos fóruns da capital e dos Cartórios de Registro de Imóveis aonde serão registradas as Sentenças de Usucapião. 


➞ Tempo: É preciso evitar erros que podem prolongar o processo de aquisição da propriedade por meses ou anos, com a assessoria de um advogado especializada em usucapião. Isso traz benefícios para que, ao final, tudo possa ser concluído e registrado em nome do requerente.

➞ Segurança: garante que a documentação esteja correta e que o cliente terá o registro integral, sem necessidade de abrir mão de nenhuma parte do imóvel que é seu, garantindo a boa-fé no processo.

➞ Redução de conflitos: um verdadeiro especialista sabe conduzir e mediar situações com vizinhos, herdeiros ou terceiros que possam contestar a posse

➞ Clareza: o cliente entende cada etapa do procedimento, sem surpresas.

➞ Conhecimento local: profissionais que atuam diretamente em Curitiba entendem as exigências da Prefeitura e dos cartórios da capital, incluindo requisitos como análise do Plano Diretor, zoneamento urbano e notificações obrigatórias aos vizinhos, o que torna o processo muito mais ágil e seguro

↳ 👤 Como eu gosto de reforçar, nosso trabalho não consiste apenas em juntar documentos, mas analisar, indicar a melhor opção de procedimento, indicar a espécie de usucapião cabível, escolher os melhores argumentos jurídicos, tudo para dar tranquilidade ao cliente que já viveu anos de incerteza em relação ao imóvel. – Pedro Rafael Thomé Pacheco (OAB/PR 45.618)

Como Escolher um Escritório de Advocacia especializada em usucapião

Os custos para um processo de usucapião em Curitiba podem variar de acordo com a complexidade do caso, o valor do imóvel e a via escolhida (judicial ou extrajudicial), sendo importante consultar um escritório especializado. Em linhas gerais, envolvem: a regularização de bens imóveis e a proteção dos direitos dos proprietários do bem.

➞ Honorários advocatícios, ajustados conforme a OAB/PR e a situação específica do cliente, sempre com a expertise de advogados associados.

➞ Taxas cartorárias (em caso de usucapião extrajudicial, onde a posse mansa e pacífica é comprovada).

➞ Custas processuais (em caso de usucapião judicial).

➞ Despesas técnicas, como planta e memorial descritivo elaborados por engenheiro ou arquiteto.

Embora represente um investimento inicial, a regularização agrega segurança jurídica e facilita o pedido de usucapião, especialmente em casos de posse prolongada.

A valorização ao imóvel é um dos principais benefícios que o usucapião pode trazer ao requerente, garantindo segurança jurídica., permite acesso a crédito bancário, facilita a venda e garante segurança patrimonial definitiva.

Custos Envolvidos na Contratação

Os custos para um processo de usucapião em Curitiba podem variar de acordo com a complexidade do caso, o valor do imóvel , sendo importante consultar um escritório especializado. Em linhas gerais, envolvem: a regularização de bens imóveis e a proteção dos direitos dos proprietários do bem.

A valorização ao imóvel é um dos principais benefícios econômicos que o usucapião pode trazer ao requerente, garantindo segurança jurídica, porque facilita a venda com financiamento bancário.

📲 Precisa fazer um Usucapião e advogado especializado em Curitiba? 


💬 Fale agora com nossa equipe pelo WhatsApp e receba uma avaliação gratuita do seu caso.

Usucapião Familiar e Urbano

Usucapião familiar e urbano - processo de regularização de imóveis destinados à moradia da família

Além das modalidades mais conhecidas, existem tipos específicos de usucapião que atendem situações muito comuns em Curitiba:- o usucapião pode variar de acordo com as circunstâncias do caso. A Usucapião Constitucional urbana permite regularização de imóveis até 250m², incluindo apartamentos e tem prazo reduzido para 5 anos.

Por sua vez, a usucapião extraordinária tem o prazo de 10 anos, mas permite a regularização de casas, terrenos, chácaras e lojas comerciais, sempre com a assessoria de um advogado.

Diferenças entre Usucapião Familiar e Urbano

Usucapião Constitucional Urbano: É prevista pela Constituição Federal e no Código Civil. Permite àqueles que residem em imóvel de até 250m² o regularizem com tempo de 5 anos de posse.

Usucapião Extraordinária Habitacional: Muito embora exija um prazo maior, de 10 anos de posse, permite que a usucapião se dê em imóveis maiores, pontos comerciais, lojas comerciais, chácaras, imóveis destinados à produção rural e outros.

Em qualquer caso, é sempre crucial que os interessados busquem orientação adequada de um advogado especializado.

Requisitos Específicos para Cada Tipo

Em breve linhas, quando se fala em posse deve-se entender não o documento, mas o exercício do poder de fato sobre o imóvel. Quem exerce o poder no mundo dos fatos, independentemente do documento é quem tem posse. Quem pode entrar e sair sem pedir permissão, quem como dono usa, que, tem o poder de alugar pra quem quiser, quem tem o poder de reformar, plantar, murar ou colocar cercas ou cadeados, este tem a posse do imóvel.

Casos de Sucesso em Curitiba

vê-se muitos imóveis irregulares pela origem ou mesmo pelas transmissões (compras e vendas ou heranças) não regularizadas.

Em bairros como CIC-Cidade Industrial, Sítio Cercado, Boqueirão, Tatuquara é comum encontrar famílias que construíram suas casas em terrenos sem escritura e hoje conseguem, via usucapião urbano, a regularização do imóvel após anos de incerteza.

Já nos bairros como Cajuru, Boqueirão, Uberaba Fazendinha, Capão Raso e Pinheirinho e Ganchinho existem diversos casos de loteamentos que iniciaram regulares mas não tiveram a documentação dos imóveis expedida.


↳ 💬 Já acompanhamos clientes que viviam há mais de 50 anos sem documento do imóvel. Depois do usucapião, eles finalmente puderam registrar seu imóvel em cartório, com a tranquilidade de que ninguém mais poderia contestar sua propriedade.

Esses exemplos mostram que o usucapião, além de um instituto jurídico, é uma ferramenta de transformação social que, ao considerar o tempo de posse, dá dignidade e estabilidade a famílias em Curitiba.

Regularizando seu Imóvel

Regularizando seu imóvel - processo jurídico de legalização e obtenção da escritura definitiva

Conquistar o Registro de Imóveis por meio do usucapião não é apenas resolver uma questão burocrática, mas sim garantir a aquisição da propriedade com segurança e boa-fé. Envolve serviços jurídicos especializados que garantem a segurança patrimonial para o futuro, que infelizmente é sempre incerto para nós. É transformar anos de incerteza em segurança.

Em Curitiba, onde ainda existem milhares de imóveis em situação irregular, a regularização se torna um passo essencial para quem deseja valorizar seu patrimônio e evitar problemas futuros.

Benefícios da Regularização

Ter a propriedade registrada em cartório gera vantagens concretas e é um passo importante para o pedido de usucapião.

 ➞ Segurança jurídica é essencial para a aquisição de propriedade, especialmente em casos de usucapião.: elimina o risco de perder o imóvel para terceiros.

➞ Valorização do bem e a possibilidade de um justo título após o tempo de posse. Imóveis regularizados têm valor de mercado superior em até 300%.

➞ Facilidade em transações: permite vender, doar, alugar ou financiar sem obstáculos.

➞ Tranquilidade familiar: evita disputas no futuro, já que o bem está devidamente formalizado, com as divisas devidamente registradas na Matrícula, assegurando o título e boa-fé.

↳ 💬 O maior benefício que vejo nos clientes é tranquilidade em relação ao futuro. À partir da certeza, até os cuidados com o bem, as reformas passam ser planejadas e executadas sem temor nem receios.

Passos para Regularizar um Imóvel

➞ Análise do caso de usucapião e a dinâmica dos direitos de posse do imóvel são fundamentais. Há que verificar se o imóvel atende aos requisitos legais para usucapião ou poderá ser feita a regularização por outros meios. E há vários meios.

➞ Reunião de documentos: contratos, contas de luz, IPTU, oitiva de testemunhas e demais provas de posse. Toda prova é válida, até mesmo carnês de antigos crediários.

➞ Elaboração de planta e memorial descritivo: feitos por engenheiro ou arquiteto.

➞ Abertura do processo: conforme a situação.

➞ Registro em cartório: após a conclusão, a Sentença será levada a registro perante o cartório de registro de imóveis.

↳ Com o acompanhamento de um advogado especialista em usucapião, cada uma dessas etapas é conduzida com clareza e segurança, reduzindo riscos de atraso ou indeferimento.

Importância do Cartório no Processo jurídico

Martins & Thomé Pacheco Advocacia, possui mais de 15 anos de experiência em defesa do patrimônio.

O advogado Pedro Rafael Thomé Pacheco (OAB/PR 45.618) é o sócio do escritório e responsável pelo setor de Direito Imobiliário. Possui uma equipe de profissionais de apoio altamente preparada, para lhe auxiliar com a agilidade dos processos.

O escritório e o Doutor Pedro Rafael Thomé Pacheco estão prontos para analisar seu caso com ética, clareza e eficiência, ajudando você a garantir o imóvel que é seu de fato. ★★★★★


📲 Precisa fazer um Usucapião e advogado especializado em Curitiba?

💬 Fale agora com nossa equipe pelo WhatsApp.

❓ FAQ – Advogado Usucapião em Curitiba

Pedro Rafael Thomé Pacheco – Advogado especialista em inventário e sucessão em Curitiba
Advogado Especialista em Inventário  martinspacheco2025@gmail.com

Compartilhe o artigo:

Artigos Relacionados

Contratos e Cessão de Herança

Mesmo antes da realização do inventário, é possível a cessão da herança para interessados na aquisição de bens imóveis, permitindo o pagamento de impostos e a regularização posterior de imóveis.

Cobrança de Alugueres contra Herdeiro

O herdeiro que tem posse exclusiva dos bens deve indenizar os demais pelo uso do imóvel. Em resumo, deve pagar aluguel. Estas cobranças são muito mais eficientes do que o ajuizamento puro e simples do inventário “litigioso”. Nosso escritório tem especialidade em ajuizamento de ações contra os herdeiros, como ações de cobrança de alugueres, visando estimular a rápida solução do litígio.

Consultoria e Abertura de Testamentos

Pelo testamento, a pessoa planeja a distribuição de seus bens após sua morte. Durante a vida o testamento pode ser alterado quantas vezes for necessário. É ele que vai garantir a partilha dos bens conforme a vontade de quem está deixado a herança. Prestamos assessoria para planejamento sucessório e elaboração de testamentos, evitando sua nulidade ou ineficácia. Também atuamos na abertura de testamentos em inventário.

Planejamento Sucessório/Holdings

O planejamento sucessório é uma forma econômica e prática de distribuir a herança e sua administração. Evita conflitos familiares, confere economia no pagamento de impostos de transmissão e sobre a renda dos bens.

Consultoria em Testamentos

Pelo testamento, a pessoa planeja a distribuição de seus bens após sua morte. Durante a vida o testamento pode ser alterado quantas vezes for necessário. É ele que vai garantir a partilha dos bens conforme a vontade de quem está deixado a herança. Prestamos assessoria para planejamento sucessório e elaboração de testamentos, evitando sua nulidade ou ineficácia.

Inventário Judicial e Extrajudicial

O herdeiro que tem posse exclusiva dos bens pode ter direito a usucapião de todo o imóvel. Mas se os demais herdeiros tomarem as medidas necessárias, quem ocupa deve indenizar os demais pelo uso do imóvel. Em resumo, deve pagar aluguel. Estas cobranças são muito mais eficientes do que o ajuizamento puro e simples do inventário “litigioso”. Nosso escritório tem especialidade em ajuizamento de ações contra os herdeiros, como ações de cobrança de alugueres, visando estimular a rápida solução do litígio.

Resolução do Risco de Usucapião por Herdeiros

O herdeiro que tem posse exclusiva dos bens pode ter direito a usucapião de todo o imóvel. Mas se os demais herdeiros tomarem as medidas necessárias, quem ocupa deve indenizar os demais pelo uso do imóvel. Em resumo, deve pagar aluguel. Estas cobranças são muito mais eficientes do que o ajuizamento puro e simples do inventário “litigioso”. Nosso escritório tem especialidade em ajuizamento de ações contra os herdeiros, como ações de cobrança de alugueres, visando estimular a rápida solução do litígio.